Posicionamento Do Cranio E Da Face
Posicionamentos do Usuário
Marinei do Rocio Pacheco dos Santos1
1 Considerações Iniciais
As radiografias de crânio e face são realizadas utilizando padrões de posicionamento semelhantes, porém, específicos para cada região a ser estudada. As indicações podem ser desde fraturas e luxação das ATMs até avaliação das estruturas aeradas dos seios paranasais. Para um correto posicionamento o profissional técnico em radiologia deve centralizar e alinhar o usuário conforme a recomendação fornecida em cada uma das incidências e posicionar o centro geométrico do feixe colimado (ou ponto central) coincidindo com o centro do receptor de imagens (RI)
2 Abordagem ao Usuário
Após receber a requisição do exame, o técnico em radiologia deverá organizar a sala e todos os objetos que serão utilizados para execução do mesmo. O próximo passo será chamar o usuário, pelo nome completo e certificar-se de que ele é realmente a pessoa que irá sofrer tal procedimento, pois, é relativamente comum, situações de homônimos e trocas de exames.
Todos os usuários devem ser tratados de forma cordial e serem informados sobre os procedimentos que serão realizados. A anamnese faz parte do processo inicial. Ela consiste em um conjunto de perguntas predefinidas que permitirão ao técnico e ao médico radiologista saber o motivo do exame, se o paciente já sofreu alguma cirurgia na região de interesse, se teve alguma queda recente ou algum trauma, se pratica algum esporte, entre outras questões relevantes para o exame, que irão gerar informações importantes para os profissionais envolvidos na execução do exame e laudo do mesmo.
1
Tecnóloga em Radiologia e Mestre em Engenharia Biomédica, ambos pela Universidade Tecnológica Federal do
Paraná. Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Radiologia do Instituto Federal do Paraná.
1
A próxima etapa é orientar o usuário a retirar quaisquer objetos radiopacos que possam formar artefatos na