master
Há uma expressiva evolução do conhecimento científico nessa área, o que leva ao crescimento do campo de atuação do ecólogo. O profissional tem a oportunidade de trabalhar em centros de pesquisa, escritórios de consultoria, ONGs, empresas particulares e em universidades. Ele também vem sendo absorvido nos mais diversos órgãos públicos relacionados ao meio ambiente, como Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo), Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF) e Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
Paralelamente ao crescimento do mercado de trabalho, aumenta também a exigência com relação à formação do profissional: além de uma sólida graduação, ele deve manter-se atualizado a respeito da legislação, das novas descobertas e dos aspectos políticos, sociais e econômicos que possam influenciar os rumos de sua carreira. Desse modo, será capaz de compreender melhor seu papel, inclusive em equipes multidisciplinares, para tratar das questões ambientais.
Especialista tem formação abrangente e deve atuar em colaboraçãocom outros profissionais
Pioneiro no País, o curso de graduação em Ecologia foi implantado em 1976, no Instituto de Biociências, Câmpus de Rio Claro. Em 35 anos de existência, essa iniciativa inovadora acompanhou o crescente interesse pelas questões ambientais e passou a incorporar em sua grade curricular novas disciplinas de natureza prática e aplicada.
O curso reúne diferentes