massoterapia
A massagem relaxante é uma técnica para eliminar o stress e a dor física, desfrutar de uma sensação de bem-estar e relaxamento e até mesmo dissolver as preocupações. Foi cientificamente provado que o corpo faz contato com algumas alterações, tanto físicas como psicológicas. Isto permite que liberte as hormonais que criam uma sensação de bem-estar e felicidade. O contato ou toque transmite ao sistema nervoso impulsos que permitem afrouxar os nervos e dissolver os nódulos de tensão. A massagem trabalha na pessoa com profundidade e modifica o estado físico e mental. Se repetidos, podemos dizer que ele é curativo. Por exemplo, uma pessoa com ansiedade que tem problemas para dormir descansa muito melhor após uma boa massagem relaxante. Além de reduzir o stress que está no início de muitas doenças, alívio da dor, melhora da circulação sanguínea e linfática permitindo uma melhor eliminação de toxinas aumenta a autoestima, equilibrar o corpo e a imunidade.
A ORIGEM DA MASSAGEM RELAXANTE
A origem da massagem é tão antiga quanto à do homem. Em algum ponto de nossas vidas todos sofrem alguma lesão menor, dor ou desconforto. Nossa reação instintiva é a de friccionar ou segurar a área afetada para diminuir a dor. Esta técnica básica foi desenvolvida através dos milênios até o sistema de massagens que conhecemos hoje. Massagem é a manipulação sistemática de tecidos moles do corpo com objetivos terapêuticos. A maioria das culturas antigas praticava algum tipo de toque terapêutico.
Seus métodos de tratamento usavam ervas, óleos e formas primitivas de hidroterapia. Estudos arqueológicos indicam que, já na pré-história, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem. Há também registros de que civilizações da Antiguidade, como egípcios, hindus,