Massagem
Massoterapia é o termo usado para definir a terapia que utiliza a massagem como forma de promover a saúde visando o equilíbrio dos diversos sistemas orgânicos. O estímulo tátil da massagem age diretamente sobre a pele que se utiliza dos cinco milhões de receptores do tato que enviam os impulsos nervosos ao cérebro através da medula produzindo efeitos sobre o sistema nervoso, digestório, muscular, respiratório e a circulação sanguínea e linfática com finalidades terapeûticas, desportivas, estéticas e relaxantes. A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, realizada com cuidados especiais e toques suaves, enfatizando os problemas da gestante, como alívio das dores lombares e diminuição do inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sangüínea e linfática. Tudo porque a gestação é um estado no qual muitas alterações ocorrem no organismo da gestante, o que a diferencia do ponto de vista das técnicas de massagem das demais pessoas. BENEFÍCIOS DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ Segundo BECK-GALLAGHER (1997) a massagem pode atuar em muitas queixas da gravidez, como: cefaléia, azia, edema, dores musculares, fadiga, ansiedade e muitas mais. Também aprimora as relações entre gestante e seu parceiro, prepara a grávida para o parto e o pós-parto.
BRAND-JAMES (2001) relata que alguns dos concretos benefícios da massagem na gravidez são:
- Facilita o processo psicológico da gestação, por fortalecer o trabalho do coração, aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistema nervoso simpático.
- Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos eretores da espinha).
- Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada, fraqueza muscular e desequilíbrio.
- Provê suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhas