Doenças transmitidas por virus
Doença infecciosa causada por vírus, que atinge crianças e adultos, embora seja uma doença na qual a maioria dos casos acontece na infância. Trata-se de doença que é benigna que começa com febre, manchas tipo “urticária” na pele que dura aproximadamente 3 dias e aumenta de gânglios linfáticos embora ,possa não causar dores no paciente. Pode tornar-se potencialmente grave quando acontece em mulheres grávidas, pois pode causar malformações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre. Raramente pode ser causa de inflamação em articulações (artrite) em adultos.
Como se adquire?
Por via respiratória, através da inalação de gotículas de secreção nasal de uma pessoa contaminada. No caso do feto, adquire a partir da placenta, da mãe grávida (rubéola congênita).
O vírus multiplica-se primeiramente na faringe e nos órgãos linfáticos. Depois se espalha pelo sangue e então se manifesta na pele por meio das manchas avermelhadas. O período de incubação é de duas a três semanas, por isso, os sintomas demoram em serem percebidos
Quais são os sintomas? * Dor de cabeça; * Dor ao engolir; * Dores no corpo (articulações e músculos); * Coriza; * Aparecimento de gânglios (ínguas); * Febre; * Exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.
* O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e os sintomas são parecidos com os da gripe
Qual o tratamento?
O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. É recomendado também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença.
Qual o Diagnóstico?
Por ser parecido com diversas doenças, o diagnóstico preciso da rubéola só pode ser obtido pelo exame sorológico.
Como se prevenir?
Para diminuir os casos de rubéola é muito importante fazer a vacina, a qual é recomendada de rotina aos 15 meses de idade