Massagem
Adelaide Castro Abrantes 2014.10.33.83
MASSAGEM
Rio de Janeiro, 15 de Maio 2015
INTRODUÇÃO
A palavra massagem também vem do grego masso que significa "amassar". Já a palavra terapêutico é definida como "tratamento ou cura de um distúrbio ou doença". Ela vem do grego therapeutikos e relaciona-se ao efeito do tratamento médico, therapeuta.
A prática da massagem vem desde os tempos pré-históricos, com origens na índia, China, Japão, Grécia e Roma, e vem sido mencionada na literatura desde tempos antigos, sendo a referência mais antiga a que aparece no Nei Ching, um texto médico chinês escrito num período anterior a 1500 a.C.
O Sueco Per Henrick Lin, atribuído como “Pai da Massagem Sueca” pela maioria dos profissionais, descobriu as técnicas de massagem através da observação de movimentos repetitivos da esgrima e seus efeitos no corpo. Para equilibrar a atividade física, incorporou diversas manobras ao seu método de cuidados com a saúde, acabando assim com a sua dor crónica no cotovelo.
BENEFÍCIOS DA MASSAGEM
A prática de massagem vai além do efeito de "relaxamento" e sua função principal será a aplicação específica para tratar distúrbios patológicos associando a outros tratamentos complementares ou convencionais. Uma massagem bem aplicada gera sensações de bem-estar, confiança e alegria, além de efetuar mudanças profundas na postura e na expressão facial. A maioria das manobras tem direção centrípeta, respeitando o retorno venoso e linfático. A pressão, velocidade e ritmo das manobras devem ser adaptados conforme objetivo a ser alcançado. A massagem pode ser estimulante, quando os movimentos são rápidos e profundos, e calmante, quanto os movimentos são de pouca intensidade (manobras