Anemias E Policitemias
Quanto maior a proporção de células para o volume sanguíneo, maior a viscosidade do sangue. Ou seja, quanto maior o hematócrito, maior a viscosidade sanguínea (maior a pressão necessária para impulsionar o sangue pelo vaso).
O hematócrito normal de um adulto é em média, cerca de 42, nos homens, e 38, nas mulheres. Hematócritos com valores muito acima dos normais ocorrem nas policitemias e, muito abaixo, nas anemias.
Anemias
Anemia significa deficiência de hemoglobina no sangue que pode ser causada pela redução do número de hemácias ou pela redução do teor celular de hemoglobina.
Tipos de Anemias:
Anemia por perda sanguínea: ocorrem, geralmente, após hemorragias graves ou crônicas. A pessoa não consegue absorver ferro suficiente no intestino para formar hemoglobina na mesma velocidade em que ela é perdida. São produzidas, então, células vermelhas muito menores que as normais, com teor reduzido de hemoglobina (anemia microcítica hipocrômica).
Anemia Aplástica: ocorrem devido ao mal funcionamento da medula óssea (aplasia de medula óssea), seja por danos causados por exposição à agentes tóxicos (benzeno, inseticidas, radiação), uso de quimioterápicos, ou por doenças autoimunes, como lúpus eritematoso.
Anemia megaloblástica: é causada por uma lentidão na reprodução dos eritroblastos na medula óssea, devido à falta de vitamina B12, ácido fólico ou do fator intrínseco da mucosa gástrica, o que acarreta o crescimento excessivo das hemácias (megaloblastos) que assumem formas anômalas e possuem membranas frágeis (se rompem com facilidade). Pacientes com deficiência na ingestão ou na absorção desses nutrientes, como nos casos em que ocorre atrofia da mucosa gástrica, gastrectomia total ou espru intestinal, são os mais acometidos.