massa unitaria
Iremos demonstrar nesta a massa unitária dos agregados miúdos e graúdos em seu estado solto.
A massa unitária dos agregados é definida como a massa das partículas do mesmo que ocupam um volume, ela difere da massa específica absoluta, pois o volume a ser considerado é o volume do agregado e dos vazios presentes. Para podermos calcular a massa unitária deveremos adicionar o agregado em um recipiente metálico de forma que não compactamos o mesmo.
Com isso podemos obter traços de concreto ou na dosagem da argamassa, sendo que o mesmo contribui para a o conhecimento do material com o qual iremos trabalhar.
OBJETIVO
Calcular a massa unitária dos agregados como brita e areia , materiais comuns na construção civil. Com estes resultados podemos definir traço do concreto e argamassa.
MATERIAL
Brita: (basalto) uma rocha de granulação fina, geralmente de cor acinzentada escura e pertence ao grupo das rochas ígneas, ou seja, é diretamente derivada da consolidação e esfriamento do magma vulcânico derretido.
Fig. 1: imagem da brita (basalto)
Areia: uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas. Normalmente é extraída do fundos dos rios com dragas, chamado dragagem, pode ser lavada em seguida, peneirada e posta para secar e utilizada conforme sua granulação.
Fig. 2: imagem areia
Caixa para transporte dos materiais
Pá para pegar os matérias
Régua
Balança;
Cilindro para transporte dos matérias
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Devemos tirar as medidas da caixa para se definir o volume e fazermos a pesagem para sabermos peso da mesma vazia ,chegamos nas seguintes medidas.
Caixa vazia: - altura (y): 19,90 cm - Comprimento (x): 31,90 cm - largura(z) 31,60 cm - peso 9,35 kg
Depois utilizando a pá devemos Lançar o agregado a uma altura de aproximadamente 10 a 12cm do topo do recipiente (caixa) deforma