massa unitaria
FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E URBANISMO - FEAU
MASSA UNITÁRIA
Santa Bárbara D’oeste
SETEMBRO/2014
Sumário
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA 1
1. Introdução 3
2. Objetivo 3
3. Materiais utilizados 3
4. Procedimento 3
5. Resultados 4
6. Conclusão 4
7. Bibliografia 5
1. Introdução
Segundo a NBR 7251 “é o quociente da massa do agregado lançado no recipiente de acordo como estabelecido nesta Norma e o volume desse recipiente”.
O procedimento utilizado é o descrito na norma NBR 7251. As amostras que deveriam ter sido secas em estufa a 105°C por 24h foram coletadas e sacadas ao ar livre. Os recipientes utilizados foram pesados vazios, cheios de agregado e cheios de água. De posse dos dados das massas medidas com o uso da equação presente na NBR 7251 foi calculada a massa específica média em estado solto das amostras. Os valores encontrados foram de 1,398kg/dm³ e 1,284kg/dm³, para a brita e areia respectivamente.
2. Objetivo
Este relatório tem como objetivo o aprendizado e o conhecimento de como determinar a massa unitária em estado solto de duas amostras, uma de brita e outra de areia. A brita e a areia são agregados amplamente utilizados na construção civil, sendo importante conhecer suas propriedades e classifica-los adequadamente, realizando o experimento necessário no laboratório.
3. Materiais utilizados
* Recipiente; * Balança;
* Bandeja metálica;
* Concha
* Balde
* Régua Metálica
* Compactador
* Pincel
* Amostras de agregados médios.
4. Procedimento
Ensaio de agregado médio úmido solto:
1. Lançar os a areia na bandeja a uma altura de aproximadamente 10 a 12 cm do topo do recipiente, evitando a segregação da amostra;
2. Regularizar a superfície do recipiente com a régua;