A importância da estatística nas ri
A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma sigla que espelha estas características, que são associadas a várias empresas.
A SWOT se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planeamento de eventos.
Existem várias ferramentas que servem de apoio na hora de planejar os passos da empresa. Uma delas é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planeamento estratégico para auxiliar na compreensão da situação em que se encontra a companhia.
Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
Através desses dados, é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, da empresa e como auxílio para que profissionais fiquem atentos ao movimento do mercado.
Divida o cenário empresarial em duas partes Com o objectivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afectam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora). Defina o ambiente interno- No ambiente interno, é necessário determinar as forças e fraquezas de uma companhia em comparação com outras empresas do