massa-mola
SISTEMA MASSA-MOLA
Relatório apresentado a disciplina de Física Experimental do curso de Química Centro Universitário Hermínio Ometto-Uniararas.
Profa. Msc. Carlos Miranda Awano. TOC \o "1-3" \h \z \u
Araras, SP10/2014
1. INTRODUÇÃOUm oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.
Nesse sistema quando um corpo é pendurado existe uma força mg, para baixo, além da força da mola. Se escolhermos o sentido de y positivo para baixo, então a força da mola sobre o corpo é –Ky, onde y é a distensão da mola. Partindo do ponto de equilíbrio, ao ser "puxado" o bloco, a força elástica será aumentada, e como esta é uma força restauradora e não estamos considerando as dissipações de energia, o oscilador deve se manter em MHS, oscilando entre os pontos A e –A, já que a força resultante no bloco será: y = -Ky + mg
2.OBJETIVO
A experiência consiste na determinação da constante elástica de uma mola pela determinação direta do coeficiente entre a força aplicada à mola e seu alongamento.
3. MATÉRIAS E MÉTODOSMola;
Cronômetro;
Pesos com massas aferidas;
Suporte para prender as molas;
Régua graduada;
Caneta hidrocor
Inicialmente montou-se o sistema massa-mola com a mola presa ao suporte, colocando nela os pesos com massas aferidas e feita a anotação da distância que a mola “percorria” a partir do ponto 0 (zero) a cada peso que era colocado. Em seguida, retirou-se os pesos com massa conhecida e colocou-se um peso com massa desconhecida, a mola foi “esticada” até determinado ponto e “solta” calculando o período; esse procedimento foi feito 5 vezes com 5 oscilações em cada mola para possuir uma média e a partir daí, descobrir a massa desconhecida.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 1: Massa conhecida
Massa
(kg) P =