Maslow
Necessidades auto realização: revela-se na busca de aprimoramento do próprio potencial, seja referente ao aspecto intelectual, à aparência física e ao bem estar emocional. Esta necessidade pode ser satisfeita quando o indivíduo experimenta um sentimento positivo de confiança nas próprias competências e se sente estimulado para enfrentar os desafios, comprovando suas capacidades pessoais.
EXEMPLO: surgem após a satisfação de todas as restantes necessidades, representando as necessidades humanas mais elevadas tais como a necessidade de conseguir o desenvolvimento pessoal através da utilização de todas as suas capacidades e potencialidades.
Necessidades status: esta condição relaciona-se ao desejo de ser competente; de se sentir capaz para enfrentar os desafios e superar os obstáculos; ter prestígio e status. A gratificação desta necessidade propicia o desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima do indivíduo.
EXEMPLO: correspondem às necessidades de respeito próprios (autoconfiança, aprovação e consideração social, prestígio profissional, dependência e autonomia). A não satisfação destas necessidades pode conduzir a sentimentos de inferioridade e ao desânimo.
Necessidades fisiológicas: referem-se ao conjunto de determinantes biológicos, que são essenciais à nossa sobrevivência, tais como a fome, a sede, a necessidade de abrigo, a necessidade de manter nossa integridade física. A precária satisfação deste nível de necessidade irá comprometer todas as possibilidades de obter gratificação em outros setores de nossa vida, pois devido à impossibilidade de alívio destas tensões, a pessoa tenderá a concentrar todos os seus esforços para a eliminação do desconforto causado por esta privação. Exemplo: a impossibilidade de se concentrar quando estamos com uma indisposição física.
EXEMPLO: representam as