marxismo
O marxismo é um método de analise sócio econômica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels. Tem em sua principal característica o trabalho como fator de diferenciação dos homens perante os animais, e devem ser remunerados devido ao esforço fisiológico que empregam em suas atividades, sendo esses os responsáveis por agregar valor as mercadorias e não os donos dos meios de produção.
A diferença da renda arrecadada pelos donos dos meios de produção e a recebida pelo proletariado que dedica seu tempo e sua capacidade de trabalho na produção de determinada mercadoria é chamada de mais-valia. Ela o valor que o proletariado agrega na mercadoria com seu trabalho e o quanto de fato ele recebe, sendo esse valor muito inferior ao agregado. Isso passa despercebido pelo trabalhador, ele não consegue reconhecer o valor de seu trabalho empregado na mercadoria como um todo, devido a sua alienação, esse excedente vai para o dono dos meios de produção, gerando a acumulação de capital, característica inerente ao sistema capitalista. Isso é uma das principais causas das disputas entre classes do sistema capitalista segundo o marxismo e responsável por suas mazelas.
O marxismo então, propõe uma solução para acabar com esse sistema desigual e frágil, já que o sistema capitalista estaria fadado a fracassar naturalmente. A solução se daria através de uma resposta da classe operária perante os donos dos fatores de produção e isso só seria capaz por meio de revolução. Criar-se-ia então uma sociedade sem classes onde os meios de produção seriam assumidos por esse regime e produção seria distribuída segundo o trabalho de cada um. Em uma segunda fase o trabalhador contribuiria para um fundo social e um pessoal, sendo o primeiro responsável por arcar com os custos públicos como educação, saúde, saneamento básico e outros. No fundo pessoal ficaria a quantia que poderia ser trocado por mercadorias a quais cada cidadão precisasse para seu consumo, sendo assim,