Marxismo
Colégio GEO Tambaú
Aluna: Yasmin Dantas Pereira
Série: 9º ano F
KARL MARX
Marx foi o primeiro grande pensador a romper com uma longa tradição de pensadores e artistas sempre inclinados ao lado dos senhores e a defender a emancipação dos trabalhadores.
MARXISMO: O CONCEITO
O marxismo é a doutrina derivada das teorias desenvolvidas pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Estes dois intelectuais reinterpretaram o idealismo dialéctico de Georg Wilhelm Friedrich Hegel como o materialismo dialéctico e propuseram a criação de uma sociedade sem classes. Aos movimentos políticos fundados na interpretação desta doutrina dá-se-lhes o nome de marxistas.
MATERIALISMO HISTÓRICO
Marx fez uma crítica radical ao idealismo hegeliano, na qual afirma que Hegel inverte a relação entre o que é determinante (a realidade material) e o que é determinado (as representações e conceitos acerca dessa realidade). A filosofia idealista seria, assim, uma grande mistificação que pretende entender o mundo real, concreto, com manifestação de uma razão absoluta. Ele procurou compreender a história real dos seres humanos em sociedade a partir das condições materiais nas quais eles vivem.
De acordo com o pensamento de Marx, os seres humanos não podem ser pensados de forma abstrata, como no pensamento de Hegel, nem de Forma isolada, mas integrado ao meio social. “ A essência humana (...) é o conjunto das relações sociais.” Isso significa que a forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem, e pensam vincula-se à forma como se dão as relações sociais. Essas relações sociais são determinadas pela forma de produção da vida material, ou seja, pela maneira como os seres humanos trabalham e produzem os meios necessários a sustentação material das sociedades.”
CAPITAL E TRABALHO
Para Marx, o trabalho não significa apenas a produção da vida material. Marx dizia que é por meio do Trabalho que a sociedade determina sua