Marxismo 1
O presente trabalho discuti a teoria marxista, as principais idéias da teoria, como trabalho, classes sociais, alienação, ideologia, mais- valia etc. Bem como a aproximação do serviço social com a teoria criada por Marx e Engels e das principais características dessa união, teoria marxista e serviço social. Marx e Engels revolucionaram o pensamento alemão ao transformarem as contribuições de Hegel (dialética idealista e Feuerbach (materialismo mecanicista) numa forma radicalmente nova de analisar a história e a realidade existe: o materialismo histórico.
1.1. CONTEXTO HISTÓRICO
Com a revolução industrial, o capital passa ser investido basicamente nas indústrias, que se tornam à atividade econômica mais importante. Ocorreu assim, um crescimento expressivo no número de trabalhadores industriais urbanos.
As consequências desse aumento foram os inchaços nos centros urbanos e a precariedade da vida dos operários. Essa situação gerou a organização dos trabalhadores em associações, sindicatos e movimentos que buscavam a transformação das condições de vida.
Dentro desse contexto, Marx foi responsável pela construção de uma obra voltada para a análise, a crítica e a luta para a transformação radical da sociedade capitalista.
1.2. MATERIALISMO HISTÓRICO
Marx e Engels, buscando compreender melhor a sociedade de seu tempo: a capitalista. Aplicaram os princípios do método dialético ao estudo da vida social, aplicando esses princípios aos fenômenos sociais e criando assim uma nova forma de análise da sociedade: o Materialismo Histórico.
Portanto, o Materialismo Histórico parte da concepção materialista da realidade, para através do método dialético de análise, abordar de maneira mais correta e abrangente os mais variados fenômenos e ainda descobrir as leis objetivas mais gerais que regem a sua evolução. A sociedade se constitui a partir de condições materiais de produção e da divisão social do trabalho. Segundo essa concepção, as relações