Marx
Marx morreu pobre, esquecido e sem pátria: exilado em Londres foi velado por apenas 11 pessoas incluindo o coveiro. Suas ideias, porém, se refletiriam na vida de bilhões no século XX. Poucos pensadores exerceram influência política tão clara como Marx. Foi com espirito revolucionário alemão, junto de seu amigo e financiador Friedrich Engels, lançou o Manifesto do Partido Comunista, em 1948 e, seu magnum opus O Capital de 1867 (sendo deste apenas o vol. 1 foi lançado com Marx ainda vivo).
Karl Marx nasceu em Tréveris, Renan-Palatinado, Alemanha em 1818. Foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média de sua cidade natal, na época no Reino da Prússia. Sua mãe Henriette Pressburg (1788 – 1863), era judia de origem holandesa e seu pai, Herschel Marx (1777 – 1938) um advogado e conselheiro de justiça. Herschel descende de uma família de rabinos, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço público, quando Marxs ainda tinha seis anos.
Anos mais tarde ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor. Ali perdeu seu interesse pelo Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado ativamente dos Jovens Hegelianos. Em 1841, obteve o titulo de Doutor em Filosofia. Impedido de seguir uma carreira acadêmica tornou-se, em 1842, redator-chefe da Gazeta Renana, um jornal da província de Colônia; conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano. Durante a visita deste a redação do jornal. É a partir dai que Marx mergulha de cabeça no envolvimento político.
Em 1943, a Gazeta Renana é fechada após publicar inúmeros ataques ao governo prussiano. Tendo perdido seu cargo de redator-chefe, Marx casou-se, no dia 19 de junho de 1843, com Jenny Von Westphalen, antes