marx
Critica: O que predomina na sociedade capitalista é a produção de mercadorias, e é através dela que Marx vai apontar suas críticas de forma mais esmiuçada. Passará pelos aspectos de valor, mais-valia, alienação, exército de reserva...
Marx parte da premissa de que a história da sociedade é a da luta de classes, portanto, existe sempre uma classe dos opressores e uma de oprimidos. No capitalismo, seriam os burgueses, donos dos meios de produção, e os proletários, que vendem sua força de trabalho. Já começa a crítica ao capitalismo, visto que uma sociedade ideal, para Marx, não teria classes, ou seja, não teria oprimido.
ECONOMIA: Marx procurou ,acima de tudo, fazer uma análise do sistema capitalista. É difícil dizer o que ele "pensava" de economia. Sua análise é baseada principalmente nos aspectos econômicos da sociedade, na medida em que estes, segundo ele, determinavam a própria organização da sociedade e a ideologia individual. Assim, creio que ele não "pensava" SOBRE, ele "pensava" EM economia. Basicamente Ele achava que o pobre só era pobre porque o rico era rico entende ? Ou seja, quem deixa o rico mais rico é o pobre e quem deixa o pobre mais pobre é o rico que explora a sua mão de obra.