Marx
Sobressai-se uma concepção crítica sobre a educação, as instituições de ensino, a escolarização e a sua função e relação com a sociedade. Ele demonstra como o sistema burocrático de ensino perverte a pedagogia, reduzindo-a a uma conduta administrativo-burocrática. Destaca os nexos existentes entre os processos administrativos no âmbito da organização burocrática privada e a realidade da administração escolar e do processo educativo. Nesta perspectiva, examina como as relações entre professores, alunos, diretores e funcionários se processam no espaço escolar e universitário e analisa a escola enquanto instituição disciplinar que desempenha uma função reprodutivista, isto é, contribui para a reprodução do status quo.
Educação e burocracia são construções históricas e sociais. Os dilemas no campo educacional são expressões da dinâmica da sociedade. Estão, portanto, intimamente vinculados aos contextos sociais, econômicos e à cultura política e ideológica predominantes. A crítica de Maurício Tragtenberg ao poder burocrático, à escolarização fundada na pedagogia burocrática é, simultaneamente, a análise e crítica da sociedade. Sua referência é o mundo do trabalho.
Maurício Tragtenberg não aprisiona a educação aos limites da escolarização. De fato, a educação é um processo amplo que extrapola as instituições de ensino e se faz presente na sociedade. Tragtenberg valoriza o saber comum e não-formal e analisa como o conhecimento dos trabalhadores foi expropriado, mas também as possibilidades de sua reapropriação. Sua linguagem é inteligível aos