Marx
1) Descreva qual é concepção de homem em Marx? Disserte sobre seus fundamentos.
2) Comente a seguinte passagem: “Para Marx, o mundo dos homens nem é pura ideia nem é só matéria, mas sim uma síntese da ideia e matéria que apenas poderia existir a partir da transformação da realidade (portanto é material) conforme um projeto previamente ideado na consciência (portanto, possui um momento ideal” (Lessa; Tonet, 2008).
3) Nos capítulos: um pouco de história, o escravismo, o feudalismo e a sociedade capitalista; Lessa e Tonet descrevem momento de transição da sociedade, descreva cada um desses momentos históricos.
4) Com o desenvolvimento do Mundo Moderno/ Estado Burguês (modo de produção capitalista) a sociedade passou a se desenvolver de maneira mais complexa e universal, os autores Lessa e Tonet, ao apresentarem o debate algumas linhas gerais sobre esse processo – reprodução social – comente cada uma delas, e sua(s) relação(ões) com a formação do individuo burguês.
5) Comente a seguinte afirmação: “O Estado capitalista, cuja expressão política mais acabada é a democracia burguesa, nada mais é, para Marx e lucks, do que o que o estado sempre foi: um instrumento especial de repressão a serviço da burguês.
6)Os autores desenvolvem em 2 capítulos a categoria alienação. Qual é seu entendimento sobre o papel da alienação na sociedade capitalista?
7) Agora que você já fez a leitura do texto e extraiu as ideias centrais, descreva qual a importância do materialismo histórico e dialético para o serviço social.
Respostas
1)Para Marx, os homens não nascem bons ou ruins, porem eles são o que eles se fazem ser em cada momento da história. No pensamento de Marx, para os homens poderem existir, eles deveriam transformar constantemente a natureza, pois para ele esta é a base do mundo. Sem transformação a sociedade não se reproduziria. E essa transformação vem através do trabalho, através dele o homem não só constroem as coisas matérias,