Marx x marx ?
Com este processo inicia-se a perda de motivação e das causas do combate ideológico aos regimes marxistas, uma vez que estes modelos socialistas nas suas diversas versões caem por terra de forma avassaladora se nenhuma interferência direta externa. Implodiram-se !
A extrema direita ocidental sempre se alimentou e se fortaleceu ao longo do tempo, com base num possível confronto futuro com os países conduzidos no marxismo centralista, o que não ocorreu.
A partir de então, aumentam as críticas ao marxismo centralista pelos próprios marxistas, bem como é óbvio pelos liberais, e intelectuais ocidentais, mesmo de esquerda.
Contesta-se enfim a validade de um modelo de regime único para todos os povos. É possível um só modelo padrão de regime político para todos os povos do mundo inteiro independente de suas raízes culturais ?
Como demonstrar na prática o materialismo dialético de Marx, para derrubar falsas concepções populares sem a utilização do processo traumático da imposição revolucionária ?
A dialética antiga habilmente manipulada por Sócrates, cai por terra por limitações das proposições de perguntas para se obter uma verdade, já que o interlocutor era induzido a repetir o proposto.
Marx e Hegel confrontam-se quando Hegel propõe que houve um espírito que pensou o universo e neste pensamento Hegel funde espírito e consciência e afirma que: "As transformações do espírito é que determinam a transformação da matéria" . Conclui-se obviamente que tais transformações ocorrem por interferência do homem ou da natureza.
A