Marx e Weber e a sua indiscutivel contribuição na Historia
Max Weber cita algo importante e simples que devemos entender, a historia é feita por homens. Para acontecer certo movimento, primeiro precisa ter necessidade para o homem fazer certas ações. Foi a necessidade que levou as migrações, industrialização, sair em busca de novos territorios e entre outra coisa.
Mas a partir que a sociedade começa a desenvolver entra outra corrente filosofica muito importante que a de Karl Marx. Marx dizia que a sociedade se move a partir da historia. Um exemplo muito claro da importancia da historia, é o reflexo da politica brasileira. Muitas vezes deparamos com a pergunta, porque o nosso país é desse jeito?, porque existiu o Antonio Carlos Magalhães, Paulo Salin Maluf e entre outros? Como sempre houve uma elite comandando é por mais que um sindacalista é presidente, estamos carregando a nossa historia como uma cruz cheia de espinho.
O homem faz a historia, porém não na ''maneira que quer'', essa frase filosofica do Marx sintetiza a realidade do que está acontecendo e do que aconteceu, porém juntando essa frase com outra filosofia muito importante que é a consciencia de classe o homem tem condições de reverter este quadro. Portanto entra a principio a filosofia de Weber, o homem faz a historia.
Pra fechar este quadro, acho que poderiamos dizer é que o homem faz a sua historia, porém vivemos sociedade e como o homem tem um ego, não são quase todos que fazem a historia e apenas alguns fazem a historia e enquanto outros tentam fazer a sua historia. Quando existe a consciencia de classe, a grande massa consegue fazer a Historia ... basta ter !!!