Marx Vs. Weber
Faculdades metropolitanas Unidas
Caio César Rodrigues Lima Rocha
Trabalho de Sociologia Comparação entre os textos: Fundamentos da História de Karl Marx; A Ética Protestante e o Espirito Capitalista de Max Weber.
São Paulo | 2014
Buscando uma comparação entre as ideias de Karl Marx e Max Weber, percebemos os seguintes pontos: o trabalho transformando épocas, pessoas e sociedades, e o homem transformando o trabalho como parte econômica de desenvolvimento e parte religião.
Marx, trás para analisarmos e compreendermos estágios do desenvolvimento da divisão do trabalho. Divisões essas, que são analisadas e apontadas em formas de propriedades (Propriedade da Tribo, Propriedade antiga e a propriedade feudal). Cada uma dessas propriedades trás consigo características fortes do modo de trabalho que utilizam para a sua existência. Aqui temos o começo da circulação de mercadorias com mais rapidez, fazendo com que comece o acumulo de riquezas. Nessa época estudada por Marx, o temos como característica a comercialização de mercadorias de um feudo com o outro criando uma única moeda. Ainda aqui, o primeiro modelo de propriedade está vinculado à família, onde inclusive a mulher tem o papel importante, que é o plantio e colheita.
Max Weber traça um estudo que nos coloca dento de uma nova ordem econômica: O ganho do dinheiro. Trabalhadores passam a exercer suas funções não como deveres, mas vivem em um patamar onde o dever passa a ser o ganho, dando espaço a maio valorização de bens. Mais trabalho é igual a mais dinheiro. O homem foi percebendo que a partir do momento que ele abrisse espaço para a organização de suas tarefas e fosse recebendo por elas, o aumento de sua remuneração acabava sendo mais significativo do que antes. Recebendo agora por tarefas, o espaço para rendimento de trabalho diário foi aumentando.
Até então, seguiam na doutrina do cristianismo a prática de