Marx Trabalho Weber
1- Karl Marx...........................................................................................pág. 02
2- Trabalho e Produção Social...............................................................pág. 06
3- Produção Flexível e “Especialização Flexível” ............................... pág. 07
4- Bibliografia........................................................................................pág. 11
1- Karl Marx
Começando por Marx, podemos ressaltar sobre um dos aspectos abordados pelo sociólogo, o Estado, o qual ele se refere, juntamente com Engels, em um de seus mais famosos livros “Manifesto comunista”:
“O executivo do Estado moderno nada mais é do que um comitê para a administração dos assuntos comuns de toda burguesia”.
Embora o próprio Marx jamais tivesse empreendido uma análise sistemática do Estado, como afirmar cientistas políticos que nunca houve em Marx, uma teoria política exclusivamente, mas a sua concepção teórica e filosófica nos leva a algumas considerações importantes para o entendimento histórico do Estado Moderno.
O primeiro trabalho mais significativo de Marx a respeito do Estado está na obra Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (1843). Nessa obra, Marx procurou desconstruir a concepção de Hegel sobre Estado:
“Hegel buscou apresentar o Estado como materialização do interesse geral da sociedade. Estando supostamente situado acima dos interesses particulares, o Estado seria capaz de superar a divisão entre ele próprio, Estado, e a sociedade civil.”
Marx rejeita tais pretensões, sob o argumento de que o Estado, na sua dimensão real, não representa os interesses gerais e universais, mas antes defende o interesse particular de uma classe específica: a burguesia.
Essa concepção de Estado como o instrumento de uma classe dominante, em virtude de sua propriedade dos bens de produção e do controle sobre os mesmo, permaneceu, desde então,