Martin Parr
BIOGRAFIA Martin Parr nasceu em Epsom, Surrey, Reino Unido, no ano de
1952. Ainda em criança, o seu interesse pela fotografia foi encorajado pelo seu avô George Parr, que era um entusiasta da fotografia amadora.
Martin Parr estudou fotografia na Manchester Polytechnic de
1970 a 1973.
Desde aquela época, Martin Parr trabalhou em diversos projectos fotográficos. Criou uma reputação internacional pela sua imaginação inovadora, pela sua aproximação indireta ao documentário social, e por tudo que trouxe de novo para a cultura fotográfica no Reino Unido e em outros países.
Em 1994, tornou‐se membro da Magnum Photographic
Corporation.
Recentemente, desenvolveu interesse por produções cinematográficas, e começou a utilizar a sua fotografia em diferentes convenções, como por exemplo, moda e propaganda. Em 2002, foi iniciada pela Barbican Art Gallery e pelo National
Media Museum, uma retrospectiva em larga escala do trabalho de Martin Parr. Esse show fez tour pela Europa durante 5 anos.
Em 2004 foi nomeado Professor de Fotografia, pela
Universidade de Gales, Newport e foi também Director Artístico
Convidado no Rencontres D'Arles.
Em 2006, Martin Parr ganhou o Prêmio Erich Salomon.
Em 2008, Martin Parr foi curador‐convidado da Exibição
“Novas Tipologias”, no Festival de Fotografia de Nova Iorque
(New York Photo Festival).
Em 2008 a Parrworld abriu na Haus de Kunst, em Munique, exibindo as suas colecções de diversos objetos, cartões postais, fotografias de artistas internacionais e livros de fotografias, assim como suas próprias fotografias.
Ainda no ano de 2008, Martin Parr ganhou o prêmio Baumer
Mercier, na PhotoEspaña, em reconhecimento por sua carreira profissional e pelas suas contribuições à fotografia contemporânea. Bad