Martin luther king
Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta nos EUA a 15 de Janeiro de 1929. Com 19 anos foi ordenado pastor Batista, posteriormente formou-se em teologia no Seminário Teológico de Crozer e fez uma pós-graduação em Boston, local onde conheceu Coretta Scott, com quem se casou em 1953.
Em 1957, Luther King ajudou a fundar a SCLC (Southern Christian Leadership Conference) Conferência da Liderança Cristã no Sul, organização de igrejas e sacerdotes negros, centrados nos direitos civis. A organização tinha como objectivo acabar com as leis de segregação, usando apenas métodos pacíficos, visto que King se inspirava em Gandhi e no seu método de desobediência civil não violenta. (viajou até a Índia para compreender melhor esses métodos e aprimorar suas manifestações). Devido a estes protestos não violentos, o debate sobre os direitos civis passou a ser o assunto político mais discutido na América dos anos 60. Teve um forte contributo no reconhecimento do direito ao voto e à igualdade de tratamento da comunidade negra.
Quando, em 1955, Rosa Parks, uma cidadã negra, recusou ceder o seu lugar no autocarro a uma mulher branca foi presa. Mediante esta situação, os líderes negros da cidade, organizaram um boicote aos autocarros de Montgomery (nome porque é conhecido) como forma de protesto pela diferença no tratamento das diferentes raças. King co-liderou a campanha de 1 ano e 16 dias que apenas terminou quando o Supremo Tribunal Americano decretou como ilegal a discriminação racial nos transportes públicos. Em Agosto de 1963, King dirigiu a histórica marcha em Washington onde proferiu o famoso discurso “I Have a Dream”. Durante a luta pela igualdade de direitos, Martin sofreu várias ameaças à sua vida, a sua casa foi vandalizada e bombardeada e acabou mesmo por ser preso.
Em 1964, devido às suas acções em prol dos direitos civis, recebeu o Premio Nobel da Paz, tornando-se assim a pessoa mais jovem a receber este prémio.
King, apesar das muitas críticas