Martin Luther King Jr
Nasceu em 15 de abril de 1929, na cidade de Atlanta, Martin Luther King, como ficou conhecido, foi um importante líder na campanha de não violência e amor ao próximo.
No ano de 1953, casou-se com Coretta Scott King, com quem teve 4 filhos.
Era formado em Sociologia e Teologia. Em 1955 conclui seu doutorado em filosofia pela Universidade de Boston.
No ano de 1954 iniciou suas atividades como pastor, na cidade de Montgomery, capital do estado do Alabama. Nesse mesmo ano, foi preso por apoiar uma mulher negra a negar um banco no ônibus a um banco, porem, posteriormente foi libertado pela Suprema Corte, que acabou com a segregação racial nos transportes públicos.
Foi um homem marcado por sempre estar lutando pelas liberdades civis dos negros, participando de passeatas, marchas e entre outros.
Em 1963, Martin Luther conseguiu reunir mais de 200 mil pessoas, todas elas com o intuito de acabar com a segregação racial em Washington. Foi nessa marcha que ele proferiu o seu discurso que ficou conhecido como “Eu tenho um sonho”. Após inúmeras manifestações, em 1964 nasceram as lei dos Direitos Civis e posteriormente a lei dos Direitos de Voto.
E foi também neste ano, em 14 de outubro de 1964, que King recebeu o Prêmio Nobel da Paz, que tinha como maior função prestigiar todo seu trabalho, combatendo o racismo de forma amorosa e sem violência.
Porem, na manha de 4 de abril de 1968, com apenas 39 anos, Martin Luther King foi assassinado na cidade de Memphis, onde estava apoiando a greve dos coletores de lixo.
Certamente Martin Luther King ficou conhecido como mártir (é uma pessoa que morre por sua fé religiosa, pelo simples fato de professar uma determinada religião ou por agir coerentemente com a religião que possui. No decorrer da História porém, a palavra ganhou outros conceitos, como morrer patrioticamente pela liberdade, a independência ou a autonomia de um povo, por um ideal social ou político ou até mesmo em uma guerra. Fonte: Winkipedia)