Martin Luther King Jr
Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta (EUA), em 1929. Ainda jovem, aos 19 anos, foi ordenado pastor batista e aos 22 anos forma-se em teologia. Para fazer uma pós-graduação, mudou-se para Boston, onde conheceu Coretta Scott, com quem se casou em 1953.
Em 1955, aconteceu o incidente que levou a figura de King a ser conhecida como sinônimo de luta pelos direitos civis, conhecido como boicote aos ônibus de Montgomery. O boicote aconteceu por causa da prisão de uma negra que se recusou a ceder lugar no ônibus para uma passageira branca. (só os últimos bancos ficavam disponíveis aos negros.). Luther King liderou o boicote aos ônibus de Montgomery, que durou um ano.
Em 1957, MLK ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul, organização de igrejas e sacerdotes negros, que consagra King seu líder. O objetivo da organização era acabar com as leis de segregação, usando apenas métodos pacíficos.
Inspirado pelo método pacífico de Gandhi,viajou até a Índia para compreender melhor esses métodos e aprimorar suas manifestações. Contribuiu para o reconhecimento dos direitos civis dos negros no seu país, em protestos como a campanha a favor dos direitos civis em Birmingham, Alabama, em 1963; a realização do censo para aprovação dos votos dos negros; o fim da segregação racial e a melhoria da educação e de moradia para os negros nos estados do sul.
Foi responsável por dirigir a histórica ”marcha” para Washington, em agosto de 1963. Foi nessa ocasião que fez o famoso discurso “I have a dream” (Eu tenho um sonho), e em 1964 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
No dia 4 de abril de 1968, foi assassinado com um tiro na sacada de um hotel em Memphis. O autor do disparo teria motivos supostamente racistas. Em 1999 um processo civil chegou à conclusão de que sua morte foi planejada por membros da máfia e do governo norte-americano.
Celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King “O Dia de Martin Luther King”