Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde Pradarias 1 Em Andamento
CAMPUS RIO VERDE
ALUNAS: ANA PAULA MARTINS;
LORENA CRISTINA SANTOS.
ASSUNTO: PRADARIAS
INTRODUÇÃO
O que são Pradarias
Aspectos Naturais
Aspectos Humanos
Aspectos Econômicos
PRADARIAS
As pradarias são vegetações herbáceas fechadas presentes em áreas de clima temperado e que recebem diferentes denominações em diferentes partes do mundo.
Tipos de Pradarias
Pradaria alta
Pradaria mista
Pradaria baixa
BIODIVERSIDADE
Fauna
Flora
FAUNA
FLORA
Aspectos naturais
LOCALIZAÇÃO
RELEVO
CLIMA
O clima da região é ameno devido a sua posição subtropical, e o regime de chuvas é constante e há ocorrências de geadas nos meses mais frios. O clima da região é denominado subtropical úmido.
VEGETAÇÃO
SOLO
Paleossolo Vermelho
Paleossolo Claro
Aspectos
Humanos
DISTRIBUIÇÃO DE POPULAÇÃO
Os trechos menos populosos do Sul localizamse nas pradarias (pampas), pois a atividade econômica dominante é a pecuária extensiva, que emprega pouca mão-de-obra.
Embora a oposição entre as aglomerações urbanas e vazios populacionais, no Sul, não seja tão definido como em outras regiões, os centros urbanos, incluindo Curitiba, Porto
Alegre e cidades do Vale do rio Itajaí, apresentam altas densidades populacionais.
Aspectos
Econômicos
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Nas pradarias, a principal movimentação econômica retirada do solo vem com os pastos, bastante comuns nesse tipo de vegetação. Por ser uma vegetação baixa, há mais espaço para o desenvolvimento do pastoreio. A pecuária é dominante nessa vegetação.
PARTICIPAÇÃO NA ECONOMIA
NACIONAL
Por ser um solo pouco favorável à agricultura, a pradaria tem como principal movimentação a criação de gado, devido a sua característica de vegetação baixa torna-se muito favorável a esse tipo de criação, um exemplo de que nas pradarias norteamericanas, existem milhares de búfalos. Estes produzem uma carne bastante nobre.
PROBLEMAS AMBIENTAIS
A criação de gado e ovelhas também faz parte da cultura