Trabalho Quilombo
1 INTRODUÇÃO 3
2 EXISTÊNCIA DE AÇÕES QUILOMBOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS..............4
3 QUILOMBO DOS PALMARES.................................................................................6
4 CAINA DOS CRIOULOS..........................................................................................9
5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
INTRODUÇÃO
A formação de grupos de escravos fugitivos se deu em toda parte do Novo Mundo onde houve escravidão, O grande quilombo dos Palmares, na verdade uma federação de vários agrupamentos, Depois de Palmares os escravos não conseguiram reproduzir no Brasil qualquer coisa próxima. Os senhores e governantes coloniais cuidariam para que o estrago não se repetisse.
Foi criado o posto de Capitão do mato (também conhecido como capitão‐de‐entrada e assalto e outros termos), instituição disseminada por toda colônia como milícia especializada na caça de escravos fugidos e na destruição de quilombos
Alguns historiadores acreditam que o Quilombo dos Palmares tinha uma organização política semelhantes aos reinos africanos, ou seja, poder centralizado nas mãos de um líder. Ganga Zumba e Zumbi foram os líderes mais conhecidos deste quilombo.
Pouco se sabe, também, acerca da organização política do quilombo. Alguns supõem que se constituiu ali um verdadeiro Estado, nos moldes dos reinos africanos, sendo os diversos mocambos governados por oligarcas sob a chefia suprema de um líder. Outros apontam para a possibilidade de uma descentralização do poder entre os diferentes grupos, pertencentes às diversas etnias que formavam os núcleos de quilombos, que delegavam esse poder a lideranças militares conforme o seu prestígio.
-EXISTÊNCIA DE AÇÕES QUILOMBOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS
As comunidades negras rurais atualmente reconhecidas como remanescentes de quilombos,