Marlon
Nesta apostila, iniciaremos o estudo prático dos projetos de redes de computadores. Com base no conhecimento adquirido na apostila anterior (Introdução ao Cabeamento Estruturado), vamos conhecer os principais elementos componentes de um projeto de cabeamento estruturado. Será com base neste estudo que seremos capazes de calcular quantitativos de materiais e equipamentos para um projeto físico de rede local. Vamos apresentar os elementos organizados conforme cada um dos sub-sistemas da teoria de cabeamento estruturado. Como veremos, alguns elementos se repetem em mais de um sub-sistema, mas de qualquer sorte, esta abordagem tornará nosso trabalho mais didático e simples.
2.
Sala de Equipamentos
Como já vimos, é na sala de equipamentos que se concentram os equipamentos ativos e os equipamentos de concentração de fiação. Vamos conhecer então os elementos típicos da sala de equipamentos que estão direta ou indiretamente relacionados à estrutura de cabeamento estruturado. 2.1. Racks convencionais (abertos e fechados)
Os racks são armários especializados para fixação de equipamentos passivos de cabeamento e equipamentos ativos de comunicação de dados. Normalmente construídos em aço ou alumínio, eles oferecem suporte e proteção passiva e ativa contra acidentes e curiosos. Existem basicamente três tipos diferentes de racks : os wall-racks, os abertos e os fechados.
2.1.1. Wall-racks
Como o próprio nome já indica, os wall-racks são fixados em paredes. De pequenas dimensões, normalmente são utilizados em locais com baixa concentração de equipamentos e cabos. Podem ser fechados, com pequenas portas frontais e painéis laterais
Figura 1 - Wall-rack aberto.
Tópicos Especiais em Informática / Redes Componentes de um Sistema de Cabeamento Estruturado
APOSTILA 02 Professor Marco Antônio Chaves Câmara