Marketing
2 DESENVOLVIMENTO
1PORQUEEXPORTAR?
A globalização, entendida como um conjunto de forças em que se destacam os avanços nas telecomunicações, transportes e tecnologia, permitiu conectar e integrar as mais distintas regiões do mundo, possibilitando que informações e negócios empresariais sejam trocados e efetuados instantânea e diariamente.
As empresas brasileiras devem analisar a internacionalização de seus negócios como a estratégia capaz de proporcioná-las múltiplos ganhos de desenvolvimento, tais como: a diversificação de mercados, aumento da produtividade, fortalecimento da imagem, melhoria da qualidade, estabelecimento de parcerias, dentre inúmeros outros ganhos.
Com estas razões estratégicas à atividade exportadora, o comércio exterior adquirirá cada vez mais importância não só à economia brasileira (mediante o ingresso de divisas em moeda estrangeira e geração de emprego e renda), como também, e, principalmente, no crescimento e fortalecimento das empresas brasileiras fabricantes de bens de capital, tornando o Brasil um provedor internacionalmente reconhecido de máquinas e equipamentos. 1.1 DEFINIÇÕES DE MERCADO
A empresa fabricante de máquinas e equipamentos que opta pela estratégia de ingressar na atividade exportadora destinará parte de sua produção para o mercado internacional. Esse direcionamento da produção para outros mercados é estratégico, pois possibilita a ampliação da base/carteira de clientes (portfólio) da empresa, o que implica correr menos riscos. Afinal, quanto maior o número de países e clientes estrangeiros conquistados, menor a dependência da empresa em relação às oscilações econômicas e às sazonalidades das demandas, diluindo assim seus riscos comerciais e financeiros.
1.2 DIMINUIÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA
Tendo em vista as grandes vantagens que a estratégia de exportação do setor de máquinas e equipamentos proporciona às empresas e ao país, o governo brasileiro, com objetivo de incrementar nossa base