Marketing
O termo marketing possui várias definições, porém basicamente essa palavra vem associada ao mercado, à comercialização dos produtos e serviços.
Um dos termos mais usados é o que define, como um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER e KELLER, 2006).
Esta aí a chave do marketing, como processo social, onde podemos ter mais de um agente envolvido e de onde gera uma negociação para que o indivíduo adquira de forma direta ou indireta um bem, suprindo desta maneira as necessidades e os desejos do consumidor.
O trabalho do marketing é atingir o público alvo de forma totalmente hipnótica, trazendo em si a comunicação do produto mais barato, mais fácil, mais acessível, mais popular, mais bonito, o da moda, enfim o planejamento irá depender do público a qual o produtor quer atingir.
É por isso, que o marketing é um processo incrementador de atividades junto ao mercado. Tal processo é crucial nos mercados de hoje, onde se tem uma competição acirrada de opções frente ao consumidor.
As vantagens competitivas não vencem atualmente, somente pela sua comunicação, ou sua linguagem perante o cliente, mas temos várias outras chaves para isso, como por exemplo, o preço, a tecnologia, o design, a variedade e principalmente o respeito social e ambiental, que tem sido valorizado a cada transformação que o mundo passa, e esta passando.
O fato é que a população mundial esta despertando para a questão do equilíbrio, do respeito ao próximo. Está amadurecendo uma visão de harmonia entre desenvolvimento e qualidade de vida.
E o marketing terá que se atualizar para não ser depredado como ferramenta eficaz de comercialização.
1. Entendendo a ética
Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou à palavra moral.)