Marketing
Os minerais são extraídos da natureza, mais precisamente do subsolo. Após essa etapa, que recebe o nome de extrativismo mineral, os minérios seguem para as siderúrgicas onde são forjados ou beneficiados, para então serem transformados em bens de consumo, como carros, motos, jóias, eletrodomésticos e muitos outros, além de serem úteis na construção civil. Os recursos minerais possuem composições físicas e químicas distintas, fato que os classifica em: minerais metálicos (detêm em sua composição física e química elementos de metal, o que favorece a condução de eletricidade, por exemplo) e não metálicos (minerais desprovidos em sua composição física e química de elemento metálico). Dentre os minerais, existem aqueles de origem orgânica, como os minérios fósseis que possuem boa capacidade de combustão: gás natural, carvão mineral e o petróleo. A seguir alguns objetos construídos a partir de minerais metálicos, não metálicos e de origem orgânica:
Recursos minerais metálicos
Ferro: é o principal elemento na composição do aço, serve para fabricar, por exemplo, ferramentas.
Alumínio: é oriundo da bauxita, possui uma boa condução de calor, seu uso é difundido principalmente na fabricação de automóveis, aviões, cabos, panelas entre muitos outros.
Cobre: usado principalmente na fabricação de cabos elétricos, peças automotivas, fios, etc.
Recursos minerais não-metálicos
Diamante: tem seu uso difundido na fabricação de jóias e pontas de brocas usadas na perfuração de poços artesianos.
Calcário: usado na fabricação de cimento, cal, giz, além ser utilizado na correção de solos a serem cultivados e no tratamento de água.
Areia: usada para fabricar vidro e concreto.
Recursos energéticos