Atps de economia
Etapa º2
Aula-tema: Microeconomia: formação de preços.
Passo 1:
Maximização de Lucros
A teoria microeconômica tradicional (também chamada teoria neoclássica ou teoria marginalista) é o que as empresas têm como maior objetivo a maximização de lucros, no curto ou longo prazo. Lucro total é a diferença entre as receitas de vendas da empresa e os custos totais de produção. (LT = RT – CT)
LT: lucro total
RT: receita total de vendas
CT: custo total de produção
A empresa desejando maximizar seus lucros escolhera o nível de produção que tenha diferença positiva entre (RT) e (CT) e que esta seja a maior possível (máxima).
Receita marginal (RMg) é o acréscimo da receita total da empresa quando se vende um adicional de seu produto.
A empresa pode maximizar seu lucro num nível de produção que a RMg da ultima unidade seja igual ao custo marginal da ultima unidade produzida.
(RMg = CMg)
Raciocínio de maximização:
Suponhamos que a empresa esteja em um ponto de produção em que a recita marginal supera o custo marginal (RMg > CMg). Nesse caso, o empresário terá interesse em aumentar a produção, porque cada unidade adicional fabricada aumenta seus lucros, já que sua receita marginal é maior que o custo marginal.
Agora em outro nível de produção: RMg < CMg. Nesse caso, o empresário terá interesse em diminuir a produção, pois cada unidade adicional que deixa de ser fabricada aumenta seus lucros, uma vez que seu custo marginal é maior que a recita marginal. Em conseqüência, o empresário fabricara a quantidade de seu produto no ponto em que RMg = CMg, pois desse modo seu lucro total será Maximo.
Exemplo:
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa disse que as refinarias da Petrobras “estão no limite da capacidade”. Com isso a Petrobras tem como objetivo liderar a produção do etanol, para que isso