Marketing
Dr. Solano de Abreu
Índice
Conteúdo
Marketing one to one 2
Marketing Viral 3
Marketing de permissão 4
CRM 5
Marketing one to one
É uma abordagem de marketing que se concentra em proporcionar serviços ou produtos a um cliente, num determinado momento, identificando e tomando conhecimento das suas necessidades individuais. Com o objectivo de repetir esta situação com cada cliente, de forma a que se estabeleça uma forte e duradoura relação com o mesmo. Este conceito surge na segunda metade dos anos 90 e é da autoria de Don Peppers.
O Marketing One to One para além de ser uma abordagem às vendas também é uma abordagem que integra todas as partes de uma organização: marketing, vendas, produção, serviços, finanças, etc.. Na verdade, o Marketing one to one constitui o emblema que faz evoluir a cultura da empresa para uma forte orientação para o cliente.
O Marketing One-to-One tem como objectivo: personalizar a oferta de produtos e serviços em um nível muito mais estratificado do que o marketing convencional. Isso porque procura entender quais são as reais necessidades desse cliente levando em consideração o histórico de compras do cliente e as tendências que o cercam.
As características do Marketing One to One são:
Consumidor individual
Perfil do consumidor
Oferta à medida do consumidor
Produção à medida do consumidor
Distribuição individualizada
Mensagem individualizada
Incentivos individualizados
Comunicação de duas vias
Consumidores rentáveis
Manter e crescer nos clientes
Marketing Viral
É uma técnica de marketing que usa uma ferramenta que já existe, principalmente a internet, para apresentar de um jeito fácil e original a marca para o público. Segundo a editora do comunicamos.org, Daniela Santos, “Denomina-se viral por funcionar através do ‘passa palavra' através de e-mails, blogs, sites, etc… Logo, funciona tal como um vírus que se vai passando de um utilizador para outro”.
É, talvez, a forma de