Marketing
Para Armando Sant’Anna a publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma firma com o objetivo de despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada ou criar prestígio ao anunciante fazendo isso abertamente sem encobrir o nome e intenções do anunciante sendo os anúncios matérias pagas.
Para Gilmar Santos: “Publicidade é todo o processo de planejamento, criação, produção, veiculação e avaliação de anúncios pagos e assinados por organizações específicas (públicas privadas ou do terceiro setor). Nessa acepção, as mensagens têm a finalidade de predispor o receptor a praticar uma ação específica (por exemplo, comprar um produto, abrir uma conta em um determinado banco, reciclar embalagens, etc.). Essa ação tem localização no tempo e no espaço podendo ser quantificada.”
Para Rafael Sampaio: “Publicidade é informação disseminada editorialmente (através de jornal, revista, radio, TV , cinema ou outro meio de comunicação publico) com o objetivo de divulgar informações sobre pessoas, empresas, produtos, entidades, idéias, eventos , etc. sem que para isso o anunciante pague pelo espaço ou tempo utilizado na divulgação da informação.”
02 – O que é propaganda?
Rafael Sampaio define a propaganda como "a manipulação planejada da comunicação visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza”. Assim, a propaganda tem a "função" de informar e despertar interesses nos consumidores, em benefício do anunciante.
A propaganda é feita pelo anunciante e transmitida pelo veículo, não se esquecendo de incluir as agências e produtoras/fornecedores especializados, com papel fundamental para a sua realização.
Pode ser dividida em dois tipos:
- promocionais (venda de produtos e serviços, direta ou indiretamente. Suas principais tarefas são: divulgação e promoção da marca; criação, expansão, correção, educação, consolidação e manutenção do mercado.
- institucionais (teor eminentemente