Marketing
3.2.1 Marketing e suas estratégias
Dentro do Marketing podemos ter várias estratégias, determinando qual será o melhor caminho a ser tomado no mercado. As empresas devem buscar um diferencial, algo que satisfaça os consumidores que estão cada vez mais exigentes, e menos tolerantes a erros de empresas ou de profissionais. O mercado está cada vez mais competitivo, e essas estratégias serão importantes para se diferenciar dos concorrentes. O marketing se torna então um instrumento estratégico de extrema importância para superar estes desafios.
“Marketing é um processo societal pro meio do qual, indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e a livre negociação de produtos ou serviços.” (Kotler 2005, p. 6)
Uma boa estratégia de marketing fará com que a empresa tenha uma boa posição para cumprir sua missão de forma eficaz e eficiente.
3.2.2 O comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor começa por uma necessidade ou desejo de se consumir algo, levando o indivíduo a uma motivação de comprar ou não um determinado produto. Cada indivíduo comporta-se de uma determinada forma, e cabe ao profissional de marketing entender esse comportamento e utilizar como ferramenta para adequar o produto a cada um de forma que o indivíduo sinta-se realizado por ter adquirido tal produto.
De acordo com Las Casas (2006) o procedimento do consumo baseia-se em uma atividade interdisciplinar de Marketing que trabalha com disciplinas tais como a Economia, Psicologia, Sociologia e Comunicação.
A área que envolve o comportamento de consumidor estuda como os indivíduos, os grupos e as organizações selecionam, compram, utilizam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer ás suas necessidades e desejos. (Kotler, 2005, p. 122)
São muitos os aspectos relacionados à decisão do consumidor para adquirir um bem ou serviço. Um estímulo inicial é um fator importante para a tomada de