Marketing
A busca pela produtividade levou as empresas à especialização das tarefas, o que no decorrer dos anos deu origem a departamentalização. Esta promove em muitos casos o aumento do seu próprio desempenho, esquecendo-se, no entanto, que é necessário melhorar o conjunto de toda a empresa. A condição para que seja possível alcançar um desempenho superior é que o produto seja bem aceito no mercado e, portanto, é preciso que os consumidores percebam uma clara vantagem na sua compra. A esta condição dá-se o nome de valor, que pode ainda ser definido como a relação entre os benefícios recebidos e os custos totais incorridos. Tomando-se a necessidade que a empresa tem de gerar lucro e prosperar, juntamente com o fato de que isto somente irá ocorrer se ela oferecer continuamente produtos/serviços com alta percepção de valor chega-se a importância que o marketing e a logística têm em desempenhar este papel. O primeiro é fundamental na definição de estratégias que tornem o produto desejado e consumido. Para que o segundo ocorra, a logística deve disponibilizar este produto no local e no momento em que o cliente mais o desejar. Assim, as duas áreas devem agir em conjunto, pois possuem forte influência sobre como o produto é percebido no mercado. Para isto propõe-se que a logística deva assumir um papel mais efetivo, de forma a colaborar com a área de marketing e, através da gestão de estoques, flexibilização da cadeia de suprimentos e benchmarking, possibilitar a conquista de clientes e maiores lucros.
Na vida pessoal, precisamos de um rumo bem definido para termos sucesso em nossos projetos. O mesmo acontece com uma empresa, que define quem pretende ser e aonde quer chegar em sua Missão, Visão e Valores. São eles que guiam a atuação de todo seu corpo de colaboradores.
A missão indica quais propósitos e as responsabilidades da Empresa, o que ela se propõe a realizar em sua história. Já a