marketing
As vitrines são mais que grandes janelas que permitem a visão dos produtos que estão à disposição dos clientes. Elas cumprem o papel de comunicar e atrair as pessoas. São elas que fazem o pedestre parar e por muitas vezes são o motivo do passeio, o típico “ sair para olhar vitrine”. Esse espaço, um dos mais nobres da empresa, precisa ser bem planejado, ter a cara da loja e logo no primeiro instante provocar desejo de compra. Embora não exista uma fórmula para vitrine ideal, já que ela deve estar em sintonia com o restante do ambiente, o importante é que cumpra o papel de expor bem o produto e valorizá-lo.
Ao montar sua vitrine, independente do ramo de atuação, tenha sempre em mente que “A primeira impressão é a que fica”. Quando se trata de bens e consumo desejáveis como roupas, sapatos e cosméticos, artigos esportivos ou automotivos por exemplo, procure despertar um “amor a primeira vista”. Lembre-se que boa parte das compras são realizadas por impulso e não por necessidade, nesse caso um visual impactante, seja pela beleza do produto ou pela concepção da vitrine em si, colaboram para boas vendas.
A verdade é que somos muito sensoriais, sendo a visão um dos sentidos predominantes, então quando nos deparamos com um ambiente agradável, nossas decisões tendem a ser favoráveis àquele lugar. Claro que de pouco adianta uma excelente vitrine, organização impecável, ótimos e cobiçáveis produtos se a magia for dissipada logo que entramos na loja… então devemos atenção a todos os detalhes! O mesmo cuidado e planejamento se aplica ao interior da loja, inclusive no que diz respeito aos nossos outros sentidos, pois eles nos exercem forte influência mesmo que não tenhamos consciência disso. Para aqueles que estão pensando: “ mas eu não tenho vitrine, somos só eu e minha mesa” ou “ trabalho com prestação de serviço, vou até o cliente e não ele até meu estabelecimento” fica o alerta: Você é a sua vitrine! Mesa desorganizada,