Marketing
Quais as oportunidades e ameaças da operação ?
R:
Oportunidades: Como oportunidade a tecnologia de irrigação e as características climáticas e geográficas que e a região proporciona. Com isso, é possível ter 2,5 safras por ano; algo impensável em outras regiões do mundo.
Outra oportunidade é o fácil acesso aos principais modais de transporte (hidro, rodo, ferreo e aeroviário).
A região concentra um mercado inexplorado, tanto a própria região nordestina quanto o Brasil, onde a diferença de consumo nacional e européio é imenso.
Há também grandes investimentos governamentais na região, ampliando a visibilidade e desenvolvimento de infraestrutura da região.
A região é turística e alavanca a difusão do produto.
Pela qualidade alcançada, é possível pensarmos na exportação, já que o consumo europeio, apesar de estar caindo, cai menos que a produção nestes países. Ameaças:
Vislumbrando por outra óptica, o consumo do Brasil ainda é baixo e pode nunca se igualar ao consumo européio em um futuro. Além disso há um preconceito quanto a vinhos brasileiros que por muito tempo foram vistos como vinhos sem qualidade.
O preço dos vinhos argentinos e chilenos, sinônimos de qualidade, são muito competitivos comparados com vinhos nacionais. Estes, já são consolidados como vinhos de qualidade.
Quais os níveis dos 4 produtos ? funcional, emocional e social.
R:
Funcional:Bebida alcoólica derivada da uva
Emocional:Prazer proporcionado em beber um vinho de qualidade com características positivas.
Social: É o ponto de atenção a ser trabalhado pois o país não possui grande tradião na produção de vinho, a qualidade não é facilmente reconhecida pelo consumidor. Há ainda um preconceito quanto a vinhos nacionais porém não é um item de status.
Como posicionar o produto no mercado Brasileiro ?
R: Pensando na construção da matriz de posicionamento, escolhemos a tecnologia aplicada e a qualidade do produto. A tecnologia aplicada na produção, é