marketing
Uma estratégia bem planejada se faz necessária quando os mercados passam por momentos turbulentos e instáveis, fragilizando a situação atual da empresa. Deve-se primeiramente criar uma meta e desenvolver maneiras de atingi-la, para tal, usa-se o planejamento estratégico que tem como base: missão, visão, princípios e valores da organização que devem ser incorporados a fim de alcançar os objetivos. É importante visar sempre o ambiente externo e interno da organização. Um planejamento tático define as táticas para os resultados a curto prazo que demandam setores organizados em marketing, finanças e logística. Num planejamento é tão válido incorporar novas estratégias quanto findar outras, para tomar as decisões corretas uma análise de SWOT é bastante valida.
Planejamento, implementação e controle de marketing:
O plano de marketing tem a ver com o melhor aproveitamento do ambiente de mercado, analisando o preço, a marca, a distribuição e os planejamentos de vendas, comunicação e promoção. Para isso, avalia-se a situação atual do produto (tipo de mercado, diferencial, público-alvo, e modificações) e elabora-se ações táticas detalhadas. Depois, os gestores de marketing fazem uma avaliação financeira, prevêem possíveis ajustes financeiros (baseados na inflação, PIB etc.) e projetam o desempenho futuro a partir das experiências anteriores. A implementação e o controle de marketing dizem respeito a pôr em prática a organização prévia (indicando o consumidor, o local, o momento e a forma de abordagem) e acompanhar o andamento da estratégia atentando para possíveis mudanças/adaptações.
Esse plano precisa ter uma sinopse formal das características do produto, bem como sua situação no mercado (concorrência, clientes, vantagens e limitações) e seus objetivos futuros.
Promoção e ações de marketing:
A promoção de vendas de um produto requer uma atividade de marketing com simplicidade administrativa e uma menor necessidade de