Marketing
Caso do Capítulo 2
1. Não concordo plenamente com o colega do Dr. Júlio Dias pois, uma empresa e uma organização sem fins lucrativos são organizações muito distintas e requerem um planeamento diferente para alcançar os seus objectivos, que são obviamente diferentes, de forma a evitarem os riscos que cada uma corre individualmente. Logo, os problemas fundamentais de uma empresa e de uma organização sem fins lucrativos não me parecem que possam ser semelhantes. No entanto, considero que seja importante verificar quais são as variáveis entre do ambiente com maior impacto entre cada uma das organizações pois, até podem ter pontos coincidentes, no ambiente geral, que influenciem a evolução da empresa.
2. O ambiente geral, como as variáveis económicas, sociais, demográficas, tecnológicas, entre outras, são coincidentes entre as duas organizações, embora se reflictam de maneira diferente devido ao diferente papel que cada uma desempenha no ambiente. Por outro lado, um hospital público não tem os mesmos objectivos que uma empresa têxtil logo, os clientes-alvo não seriam os mesmos, devido aos diferentes serviços que cada uma oferece, bem como os fornecedores, concorrentes, entre outros, ou seja, o ambiente de tarefa é o que mais diferencia estas duas organizações.
3. O novo administrador tem que se abstrair da sua experiencia social na administração dos hospitais públicos e terá que adoptar um perfil mais material para conseguir analisar o ambiente e os recursos da empresa devidamente poder definir quais os objectivos que pode traçar a consoante a capacidade da empresa e o estado do ambiente para influenciar o processo de forma positiva.
Trabalho realizado por: Maria Teresa Colaço, nº2100461, K12D