marketing
Capítulo 18 Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas
Decisão sobre a mídia e avaliação de sua eficácia
Saber selecionar as mídias mais eficázes é uma das tarefas mais importantes para o desenvolvimento de uma campanha. Dessa forma a empresa poderá atingir o publico alvo que lhe interessa, dentro dos custos planejados ou disponíveis para aquelas ações. Os fatores que ajudam neste seleção são: cobertura, frequencia e impacto.
Cobertura: é o número de pessoas ou famílias expostas a uma programação em comum, por um certo tempo.
Frequência: é uma média de número de pessoas ou famílias que são expostas a mensagem, dentro de um período de tempo.
Impacto: é o número de pessoas que despertaram certo interesse no produto ou serviço, e que de fato foram atingidas pela mensagem.
Alguns acreditam que uma forte frequência de exposição do anúncio é a melhor maneira de atingir o público. O objetivo dessa repetição é não deixar a marca ou produto cair em esquecimento. Mas para isso, é importante que a empresa não divulgue apenas os anúncios antigos, mas que atualize e renove suas campanhas com a agência de publicidade. Outros acreditam que em determinada hora, o anúncio pode passar despercebido, ou até mesmo começar a irritar o público.
Escolha entre os principais tipos de mídia
O profissional de planejamento de campanha escolhem as principais mídias levando em consideração aspectos como: budget total para a campanha, custo de cada mídia, vantagens e limitações:
Hábitos de mídia do público-alvo: que meios de comunicação o publico-alvo costuma assistir, ler, ouvir, acessar?
Características do produto: meu produto é chamativo? Moderno? Qual a melhor forma de apresentá-lo ao mercado? Pelo rádio, Tv, revista?
Características da Mensagem: que tipo de mensagem será passada? Em casos como promoções, o ideal é divulgar em mídias que atinjam maiores números de pessoas