marketing
Com esse trabalhoapresentaremos sobre a vida de Gobineau e uma das suas principais teorias racistas, seus preceitos e os motivos pelo qual essa teoria foi criada assim como também o porquê foi aceita tão facilmente pela sociedade, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre o assunto e de aumentar o conhecimento sobre o assunto.
ARTHUR DE GOBINEAU
Nascido no dia 14 de julho de 1816 em Ville-d'Avray, comuna da França e falecido em Turin, na Itália, Joseph Arthur de Gobineau exerceu atividades como filósofo, escritor, etologista e diplomata. Na sua juventude estudou línguas orientais e escreveu vários folhetins que tiveram alguma repercussão popular. Vivendo em Paris, a partir de 1835, tornou-se funcionário público e deveu o inicio de sua carreira à sua cultura e ao posto de secretário do escritor e estadista francês Alexis de Tocqueville quando este foi ministro em 1849. Após o golpe de Estado de Louis Bonaparte (1852), ele se projetou como diplomata, Gobineau serviu em Berna, Hanover, Frankfurt, Tehran, Rio de Janeiro, e Stockholm. No Rio de Janeiro ,foi a sua segunda missão diplomática, onde chegou em 1876, enviado por Napoleão III, e onde permaneceu pouco mais de um ano como representante do governo francês. Segundo os que comentam as relações do Imperador Pedro II com os intelectuais europeus, este teve particular amizade com Gobineau. Na volumosa correspondência trocada entre ambos, Gobineau nunca deixou de referir-se a sua vinda ao Brasil como uma péssima experiência. Gobineau foi também um apreciado autor de histórias, e de livros sobre a História e de crítica literária. Durante o século XIX, suas teorias sobre o determinismo racial teve uma grande influência no desenvolvimento de políticas racistas na Europa foram consideradas as mais importantes entre estudiosos do tema.
Apesar de ter nascido em uma família que não tinha muitas posses, Arthur de Gobineau inventou uma genealogia falsa que o