marketing
O e-mail marketing de permissão é uma forma de comunicação que pode ser usada para captar novos clientes, divulgar produtos e serviços ou aprimorar o relacionamento com a base de clientes, é uma forma muito barata de comunicação, e pode ser muito eficiente, desde que usado corretamente. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.
Sua principal característica é a utilização correta do mecanismo de opt-in e a construção sólida de uma lista que permitirá compor dados conforme a estratégia de cada campanha.
Para chegar ao sucesso de uma ação de e-mail marketing de permissão é preciso estar atento a algumas premissas básicas: objetivo, usabilidade e base de dados.
Objetivo
O que deve ser comunicado? Qual estratégia deverá ser adotada para atingir o objetivo da comunicação? O e-mail marketing de permissão pode ser usado em diversos formatos, entre eles: newsletter, boletins informativos, promoção de vendas, divulgação de concursos, agradecimentos e cartões em datas comemorativas.
A estratégia adotada está relacionada ao objetivo da comunicação, que podem ser vários: fidelização, lançamento de produtos ou serviços, promoção de vendas, criação de consciência de marca, disseminação de informação, entre muitos outros.
Usabilidade
Além da clareza e simplicidade da informação, é importante definir a relevância do conteúdo de acordo com o público e trabalhar com links consistentes, ou seja, que funcionem perfeitamente. Os benefícios são claros, pois interferem imediatamente na eficiência da comunicação e percepção positiva da marca ou empresa.
Base de dados
A estrutura da base de dados será responsável pelo tipo de segmentação e pelas métricas mensuráveis e análise comportamental de grupos de clientes. Ou seja, é imensamente importante do início ao término da campanha. A construção da base pode ser realizada a partir de diversas informações do público-alvo como: perfil socioeconômico, distribuição físico-geográfica,