MARKETING
A partir do momento em que uma empresa vende seus produtos no exterior, ela passa a atuar no campo do marketing internacional. Os fundamentos são os mesmos do marketing em geral, mas as estratégias adotadas devem ser diferentes das definidas para o mercado nacional.
As ferramentas do marketing internacional podem ajudar as empresas a planejar e gerenciar suas atividades visando satisfazer as necessidades e desejos de consumidores localizados nos mais diversos países.
Como cada mercado possui características próprias, as políticas de marketing adotadas com sucesso em um país podem não apresentar os mesmos resultados em outro. Daí a necessidade de encontrar a estratégia mais adequada para a inserção e manutenção de um produto em um mercado.
Pesquisa de mercado
A realização de pesquisas para analisar as perspectivas de venda de determinado produto no mercado externo e a maneira de obter melhores resultados é muito importante. Deve ser feita com clareza e de forma a ajudar na tomada de decisão de lançar-se ou não em um mercado.
A pesquisa pode delinear uma projeção a curto, médio e longo prazo para as exportações da empresa. Com base em dados passados e atuais e nas tendências de consumo, são realizadas análises que fornecem informações concretas sobre o mercado para determinados produtos.
Além disso, diminui a possibilidade de a empresa incorrer em erros de apreciação em mercados potenciais, tanto no País como no exterior (no caso do mercado externo, a análise deve ser minuciosa, pois a motivação dos consumidores é diferente). Objetiva revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Permite ainda analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, as modificações necessárias para aumentar a aceitabilidade do produto e o tempo previsto para se alcançar o volume ideal de vendas. Há produtos que têm excelente aceitação no mercado interno, mas, lá fora, por contingência de costumes, gostos ou