Marketing
Pontos principais:
Análise de ambiente (avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças)
Pesquisa de Mercado (processo de coleta de informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar)
Segmentação de Mercado (é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos)
Criação de brand equity (construção da marca, é o valor agregado atribuído a produtos e serviços)
Análise SWOT (é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno e externo da empresa)
Resumo
As empresas utilizam os recursos da análise de ambiente para entender melhor o meio a qual está inserida e assim poder fazer mudanças necessárias para o seu crescimento. Sendo assim, o objetivo da análise externa é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Feito isso, a empresa está apta a tomar decisões, que devem possuir informações abrangentes e atualizadas sobre tendências macroambientais (analisa as necessidades e tendências, e as principais forças) e microambientais específicos a seu negócio.
Dentro do quadro global rapidamente mutante, a empresa deve monitorar seis forças importantes: Demográfica, econômica, natural, tecnológica, político-legal e sociocultural. Embora essas forças sejam descritas separadamente, as empresas devem ficar atentas as suas interações causais, uma vez que, em conjunto, apresentam tanto novas oportunidades como ameaças. Por exemplo, o crescimento explosivo da população (força demográfica) leva a maior poluição e depleção dos recursos (força natural) que leva os consumidores a exigir mais leis (força político / legal). As restrições impostas estimulam novas soluções tecnológicas e produtos (força tecnológica ), que, se forem viáveis (força econômica), podem realmente mudar as atitudes e o comportamento das pessoas(força sócio cultural).
Feita a