Marketing
O segredo para este modelo de empreendimento é ter de tudo um pouco, mais variedade que quantidade mesmo. O estoque deverá bem planejado, pois é preciso que tudo esteja dentro da validade para não perder os produtos com o tempo. Portanto, a compra de mercadorias precisa ser extremamente organizada, de modo que não haja desperdício. Mas como saber que não haverá gastos excessivos? Conhecendo muito bem a sua clientela.
Não é preciso ter um grande estoque, apenas uma quantidade simples que possa suprir a necessidade de sua clientela. Com o tempo, você vai saber que alguns itens vendem mais que outros e vai saber quais devem estar mais em seu estoque, mas apenas com a experiência de vendas já adquirida.
Você deve vender em sua mercearia produtos para higiene pessoal, alimentação em geral como condimentos prontos, produtos de limpeza para o lar, doces e salgados diversos, sobremesas, entre outros. Invista em itens básicos de cozinha que podem faltar em casa como óleo, manteiga, café, leite, temperos, macarrão instantâneo ou mesmo o de pacote tradicional. Avalie quais produtos têm maior procura e os tenha sempre disponível para venda.
A compra dos produtos deve ser feita da mesma forma que os supermercados fazem, direto nos distribuidores que possibilitam a venda em grande quantidade e em baixo preço. A vantagem de comprar desta forma é que os fornecedores sempre vão procurar o dono da mercearia para vender novos produtos, quando precisarem fazer uma promoção e você não vai precisar correr atrás. Já para a venda de bebidas, melhor entrar em contato com depósitos que façam a entrega: a compra em grande quantidade pode ficar bem em conta.
A dica é visitar supermercados e avaliar preços ou mesmo mercearias concorrentes. Observando os movimentos por uns dias você já vai saber que marcas vendem mais, onde comprar e como comprar. Não precisa se identificar, basta ver nas prateleiras em qual dia eles colocam estoque novo, quando há maior movimento