Aula prática
http://www.vidagua.org.br/conteudo/1057
Lápis, papel e meio ambiente
Projeto Desenhando a Lei leva biologia e legislação ambiental para as crianças
15/05/2012
Depois de ganhar um caderno de desenho e lápis de cor, a menina Alice decide registrar suas impressões sobre o meio ambiente de sua cidade em forma de desenhos. De onde vêm as plantas, o que precisam para crescer e sobreviver e qual é a importância do ciclo da água são algumas das dúvidas de Alice, personagem fictícia do projeto Desenhando a Lei, que são respondidas pelas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de Bauru durante os encontros.
Conscientização em desenhos
A ideia do Desenhando a Lei surgiu a partir da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Bauru em 2002, durante a III Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB) e ganhou corpo no ano seguinte. O objetivo do projeto é entrar em contato com as futuras gerações e despertar a cidadania nas crianças tratando de temas como meio ambiente, cidadania e responsabilidade ambiental.
Em 2008, o Instituto Ambiental Vidágua começou a fazer parte do projeto. Em parceria com a OAB e a Secretaria Municipal de Educação, o Vidágua tem levado Alice e seus desenhos para escolas para promover a conscientização. "O 'Desenhando a Lei' visa também a integração das crianças ao meio ambiente em que vivem, na esperança de criar propagadores que disseminarão a mensagem junto a seus pais, vizinhos e professores, explica a advogada Mayra Fernandes, que junto com a bióloga do Vidágua Tamara Quinteiro, visita a Escola Municipal Lourdes de Oliveira Colnagui, no bairro Jardim Orquídeas, desde março.
A escolha da escola que vai receber o projeto leva em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): onde o Índice é menor, menores são os recursos e o acesso à informação ambiental.