Marketing
2014-2015
Relações Internacionais
Marketing
Caso Build-a-Bear: Construa uma recordação
1 – Os três conceitos referidos caracterizam-se por serem exigências humanas de vários níveis (física, social, individual), formas de manifesto de necessidades moldadas pela cultura e personalidade e desejos suportados por poder de compra, respectivamente.
A necessidades relacionada com a empresa em estudo é a individual, no sentido em que a Build-a-Bear esta centrada na diversão e entretenimento personalizados das crianças, envolvendo-as nos processo de criação do produto a adquirir. Este aspeto está referido no texto na frase: ’’ Vem daquilo que Build-A-Bear está de facto a vender: a experiência de participar na criação de diversão e entretenimento personalizados.’’.
Os desejos, provenientes do meio cultural e pessoal, levam a que as crianças queiram obter produtos associados a sua faixa etária, com o acréscimo da possibilidade de os personalizarem.
A procura verifica-se no facto das famílias adquirirem o produto desejado a preços acessíveis, fazendo com que a ‘’relação felicidade/preço’’ seja elevada.
Como consequência dos aspetos referidos, as necessidades traduzem-se na adesão pelas crianças, ao conceito da empresa.
Os desejos manifestam-se em factos como o desenvolvimento de plataformas on-line que levem a que os consumidores tenham um conhecimento mais rápido dos produtos comercializados.
As consequências mais evidentes são resultantes da procura. A empresa desenvolveu-se rapidamente, num contexto de mercado que não era propício para o efeito. Devido a isto ganhou vários prémios e estatuados entre os quais o número 25º na lista de BusinessesWeek, foi nomeada um dos cinco retalhistas mais interessantes dos EUA, a sua fundadora e CEO, ganhou o prémio Fast para líderes de empresas centrado nos clientes. As receitas anuais atingiram os 474 milhões de dólares em 2007, e estão a crescer a ritmo constante de 15% ao ano.
2- A empresa beneficia de